Empresa Associada da AECOA
Proaz: 30 Anos de história… sempre renovada

Três décadas dedicadas à
indústria de moldes
Convívio assinalou efeméride
Empresa oliveirense assinalou a data com um convívio entre colaboradores, clientes e fornecedores, num ambiente informal que reflete a sua forma de estar no mercado.
Fundada em janeiro de 1995, a Proaz – Projectos para a Indústria de Moldes, Lda. nasceu da iniciativa de quatro amigos desenhadores, com a ambição de criar algo seu na área dos projetos para a indústria de moldes. Passados 30 anos, a empresa continua a afirmar-se como parceira de confiança na região e além-fronteiras, e mantém a seriedade, proximidade e capacidade técnica que sempre a caraterizaram.
João Silva, um dos sócios-gerentes da PROAZ, recorda que a celebração dos 25 anos não foi possível devido à pandemia. Por isso, a empresa fez questão de assinalar a “data redonda” dos 30 anos… e nada melhor do que aproveitar a época estival para um convívio ao ar livre com colaboradores, antigos e atuais, clientes e fornecedores.
“Queríamos fazer uma coisa informal, no fundo um convívio entre todos os que de alguma forma estiveram ligados à PROAZ”, contou João Silva.
Do pós-laboral à empresa sólida e reconhecida
O percurso da PROAZ começou um tempo antes da sua constituição oficial. Até então foi apenas um projeto pós-laboral dos seus fundadores, levado a cabo “com entusiasmo” e que deu “bons frutos”. Durante cerca de um ano e meio, conciliaram os empregos, em diferentes unidades empresariais da região, com alguns “biscates” na área dos projetos. Em 1995, decidiram dedicar-se a tempo inteiro e criaram formalmente a PROAZ, atualmente uma sociedade entre três excelentes e reconhecidos profissionais: João Silva, Elísio Ferreira e Carlos Leitão.
Inicialmente focada em projetos para fabricantes locais, esta PME alargou, progressivamente, a sua carteira de clientes, e acompanhou a evolução da própria indústria de moldes em Oliveira de Azeméis e não só.
“Fomos criando bases, arranjando clientes e condições para crescer. E assim fomos conquistando o nosso espaço”, recordou João Silva.
Um marco: a viragem em 2004
O ano de 2004 marcou uma nova fase para a empresa, que passou a oferecer também o acompanhamento integral na indústria de moldes, subcontratando a execução dos moldes a fornecedores de confiança. Além disso, mudou de instalações e apresentou uma nova imagem.
“Não deixámos de fazer o que já fazíamos bem, mas abraçámos uma nova realidade: angariámos clientes para moldes, subcontratámos com fornecedores que conhecemos e em quem confiamos”, explicou o sócio-gerente.
Esta estratégia consolidou a posição da PROAZ como um elo essencial entre clientes e fabricantes, sempre com total transparência e foco na mais-valia para todos os intervenientes.
Olhar para o futuro
Atualmente com uma equipa que ultrapassa a dezena de colaboradores, a PROAZ continua a investir na sua principal “arma”: o conhecimento técnico e a capacidade de acompanhar os projetos do início ao fim. Para o futuro, a ambição é simples, mas firme: manter a seriedade, a proximidade e a confiança que são a sua imagem de marca.
“Enquanto cá estivermos, continuaremos a batalhar todos os dias para conquistar clientes, sempre atentos às oportunidades e às necessidades do mercado”, garante João Silva.