Projeto Move PME – 1º Ciclo
Formação e Consultoria
Capacitação empresários e gestores
Mais capacidade de gestão…
melhor gestão!
AECOA é Entidade Promotora | AIP Organismo Intermédio | Projeto apoiado pelo FSE
Formação e Capacitação
A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) é a entidade promotora do projeto conjunto de Formação-Ação ‘MOVE PME’, numa primeira edição.
O objetivo deste programa, que se enquadra no Eixo III do Programa POCI – COMPETE 2020, é intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança. O cumprimento deste objetivo passa por:
1 – Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
2 – Incremento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
3 – Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
Os beneficiários do ‘MOVE PME’ são Micros, Pequenas e médias Empresas (PME) de acordo com recomendação n.º 2003/361/CE da Comissão Europeia de 06 de maio, sediadas nas NUTS (Norte e Centro).
Áreas temáticas
A) Organização e Gestão:
– Introduzir novos métodos de gestão ou organização de trabalho.
– Reforçar as capacidades de gestão nas áreas Finanças, Estratégia, Produção, Logística, Marketing e Venda e RH.
– Desenvolver projetos de melhoria com recurso a redesenho e melhorias de layout, ferramentas de diagnóstico e planeamento.
– Identificar oportunidades e riscos para o negócio. Melhorar as capacidades de desenvolvimento e distribuição de produtos, processos e serviços.
– Implementar ferramentas e sistemas de melhoria contínua.
– Participar em ações de benchmarking.
B) Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação ou outros):
– Aumentar a qualidade dos seus produtos, serviços ou processos de gestão.
– Reduzir não conformidades (processo, produtos) e ineficiências de funcionamento.
– Implementar sistemas de gestão, com vista à sua posterior certificação (seja pelo Sistema Português da Qualidade ou por sistemas internacionais de certificação).
– Implementar referenciais de certificação de produtos e serviços, com obtenção de marcas específicas.
C) Internacionalização:
– Obter conhecimento de oportunidades de negócio em mercados externos.
– Organizar as suas práticas de gestão e comerciais, a fim de propiciar a prospeção e presença em mercados internacionais.
– Adquirir conhecimentos de marketing internacional.
– Conhecer instrumentos de gestão específicos para a Internacionalização.
D) Economia Digital e Tecnologias de Informação e Comunicação:
– Desenvolver ferramentas e plataformas digitais.
– Adequar os seus modelos de negócios, com vista à inserção da PME na economia digital.
– Marcar a presença no universo web (site, loja virtual, blog, redes sociais).
– Introduzir sistemas de informação aplicados a novos métodos de gestão, distribuição e logística.