Empresa Associada da AECOA em destaque

BTL une forças ao Grupo JPM

Agora integrada no grupo JPM

BTL reforça a oferta de soluções EPCM

No passado dia 05 de junho de 2025, a JPM- Automação e Equipamentos Industriais S.A. concluiu a aquisição da totalidade do capital social da BTL, o que reforça as sinergias entre as empresas e potencia a proposta de valor de todo o grupo empresarial.

Fundada com um forte compromisso pela qualidade e inovação, a BTL distingue-se no desenvolvimento de projetos e soluções “chave na mão” (EPCM) para setores exigentes, como a indústria alimentar, química, farmacêutica, petroquímica e ambiental. Com sede em instalações de 18.000m² (6.000m² dos quais cobertos), a empresa, localizada na freguesia de Ossela – concelho de Oliveira de Azeméis, possui capacidade para construir equipamentos sob pressão até 1.000 bar, com produção em fábrica até 355 m³ e, em obra, até 50.000 m³.

A sua vasta experiência, combinada com um rigoroso controlo de qualidade e domínio técnico em materiais como aço inox, carbono, titânio e ligas especiais, torna esta unidade industrial uma referência nacional e internacional no setor metalúrgico.

Destacamos ainda o papel da BTL na dinamização de soluções de automação e supervisão industrial, através da NewPower, empresa do grupo especializada em engenharia elétrica e eletrónica.

Uma evolução estratégica com impacto

A aquisição da totalidade do capital da BTL – Indústrias Metalúrgicas, S.A. pelo Grupo JPM representa um momento decisivo, que reforça a infraestrutura e os recursos disponíveis, promovendo sinergias que beneficiarão parceiros e clientes, sem perder a confiança, proximidade e enfoque na sustentabilidade, pilares da atuação da BTL.

“Esta integração representa um passo estratégico que visa fortalecer a nossa proposta de valor e potenciar as sinergias com as restantes empresas do Grupo JPM. A nova administração está comprometida com a continuidade das relações de confiança que cultivámos ao longo dos anos, mantendo o foco na qualidade, na proximidade com os nossos parceiros e numa visão sustentável para o futuro”, assumem os responsáveis da JPM em email enviado à AECOA.

Efetivamente, esta integração potencia a BTL em várias vertentes, nomeadamente na capacidade produtiva, no alcance internacional, na inovação tecnológica e na própria competitividade.

A AECOA congratula a equipa da BTL por esta aposta estratégica e renova o compromisso de apoio e colaboração contínua. Desejamos a todos os envolvidos o maior sucesso nesta nova fase. Continuaremos a acompanhar com entusiasmo o percurso desta história conjunta.

e aumentada, sistemas de apoio à decisão e sistemas ciber-físicos. A atividade do iiLab serve três grandes áreas: demonstração de conceitos e tecnologias de robótica avançada e automação, e sistemas ciber­-físicos (internet industrial das coisas); experimentação e proto­tipagem para empresas de base tecnológica; formação avançada e personalizada para gestores-de-topo e quadros superiores de empresas industriais.

Linha de produtos aposta na novação metalomecânica

A BTL destaca‑se como um verdadeiro ‘alfaiate industrial’, projetando e construindo soluções fabricadas à medida (EPCM), com elevado grau de engenharia integrada:

  • Equipamentos sob pressão (tanques, vasos e recipientes) até 1000 bar, volumes de fabrico até 355 m³, e soluções para obra até 50 000 m³
  • Autoclaves, colunas, reatores e permudadores de calor, fundamentais em setores como farmacêutico, químico e alimentar
  • Filtros, crivos, CIP (Cleaning-In-Place) e sistemas de limpeza para instalações ambientais rigorosas
  • Tanques e reservatórios para armazenagem de produtos químicos, entre os quais tanques de até 5 000 m³ em aço inox duplex, como evidenciado por projetos desenvolvidos pela empresa
  • Silos, transportadores, elevadores e sistemas de tubagens/acessórios, com destaque para a indústria alimentar

Adicionalmente, a BTL tem capacidades avançadas de automação industrial e supervisão, integradas sob a marca NewPower do grupo, consolidando soluções industriais chave-na-mão.

Diferenciação por qualidade, materiais e processos

  • Domínio de matérias‑primas de grande exigência: aço inox, carbono, titânio e ligas especiais, com qualidade certificada
  • Rigor nos processos de conceção e fabrico: desde o estudo prévio, desenho técnico

Esses fatores posicionam a BTL como referência nacional e internacional, com forte presença em sectores industriais exigentes.

Pin It on Pinterest

Share This