Victor Santos sucede Casimiro de Almeida na presidência AG
Plano e orçamento 2025 aprovados
Seja Associado da AECOa
Louvor e reconhecimento a Casimiro de Almeida na hora de ‘passar o testemunho’
Órgão deliberativo aprovou plano de atividades e orçamento para 2025
AECOA com “plano ambicioso” para 2025
O Plano de Atividades e Orçamento para o corrente ano foram aprovados pela Assembleia Geral da AECOA, na reunião em que se elegeram os novos órgãos sociais. Casimiro de Almeida, por vontade própria, passou a presidência do órgão deliberativo para Victor Santos, após duas décadas de grande dedicação à Associação Empresarial.
A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) aprovou, em reunião de Assembleia Geral, que decorreu em dezembro último, o Plano de Atividades e o Orçamento previstos para 2025. Este ano, as metas passam por “alargar a rede de Associados e assegurar a sua autossustentabilidade económica, no sentido de se tornar uma entidade autónoma, capaz de colmatar as respetivas necessidades de funcionamento”, conforme pode ler-se no documento.
Apresentados em traços gerais pelo diretor executivo, António Pinto Moreira, são de realçar três eixos estratégicos, que sustentarão as ações desta entidade em 2025: aproveitar de forma eficiente o ‘Portugal 2030’, o que permitirá “candidatar e executar projetos de valor para a Associação e para os seus Associados”; identificar oportunidades de desenvolvimento e inovação para as empresas, “através da elaboração de candidaturas e da oferta formativa, no âmbito das Normas Nacionais de Formação – HST”; e projetar a notoriedade e a imagem da AECOA e do seu posicionamento na região, o que, aliás, já tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos.
Projetos financiados já aprovados
O trabalho de proximidade, desenvolvido junto dos Associados em particular e do tecido empresarial, de um modo geral, tem proporcionado à AECOA diagnósticos sobre a realidade do empresariado, sobretudo das NUT II Norte e Centro. Com este posicionamento, a Associação Empresarial procura “encontrar soluções diversificadas, através da elaboração de candidaturas no âmbito do atual quadro comunitário de apoio [‘Portugal 2030’]” e de outros incentivos, como o PRR e mesmo nacionais.
Muitas foram as candidaturas já submetidas e, neste momento, aprovados estão dois projetos de formação empresarial ao nível dos Sistemas de Incentivo para a Qualificação de Recursos Humanos (SIQRH), no âmbito do Cluster Produtech. A AECOA concorreu, também, a vários outros concursos e aguarda a decisão final, nomeadamente ao um projeto conjunto de Internacionalização e dois SIAC (Qualificação e Internacionalização).
Neste arranque de 2025, a Associação prepara-se para as candidaturas às tipologias de Formação-Ação (SIQRH) e Sistemas de Incentivo – Projeto Conjunto de Qualificação. De reter ainda que a AECOA disponibiliza-se a apoiar as empresas no sentido de diagnosticar, analisar e enquadrar as suas necessidades em eventuais candidaturas a incentivos do estruturais. Assim, atualmente encontra-se a elaborar duas novas candidaturas (individuais) para outras tantas empresas Associadas, tendo visto recentemente aprovada uma que submeteu para PME do concelho de Oliveira de Azeméis.
Estudos, novo site e aposta em ações de dinamização
A AECOA pretende, ainda em 2025, elaborar mais estudos, nomeadamente nas temáticas das “Normas e Práticas das Empresas no âmbito da ESG” e da “Inovação e Transição Digital”. Segundo Pinto Moreira, estes visam “fornecer um suporte estratégico às empresas, ajudando-as a prepararem-se para os desafios do futuro e a alinharem-se com as novas exigências do mercado”.
Por outro lado, na área da comunicação e marketing, e das relações públicas e institucionais, de realçar que este início de novo ano ficará marcado pelo lançamento do novo website da instituição, previsto ainda para janeiro, enquanto que se prevê para o encerramento de 2025 a criação do ‘Selo Verde AECOA’ – um reconhecimento às empresas Associadas que implementem práticas sustentáveis – ambientais, sociais (responsabilidade social) e de governação. O Ciclo de Webinars, que arrancou nos últimos quatro meses de 2024, será para continuar com relevo para as temáticas da dupla transição (ambiental e digital), sustentabilidade e fatores ESG, e Literacia Financeira, entre outras.
Orçamento e opções financeiras
O orçamento aprovado para o corrente ano aponta um total de gastos de 536.867,34 euros e de rendimentos de 548.576,17 euros, prevendo um resultado de exercício positivo. Nesta matéria, importa salientar que a “estratégia financeira” assenta em três pilares: aproveitar os incentivos não reembolsáveis do ‘Portugal 2030’ e PRR; desenvolver serviços de valor acrescentado para as empresas, que sejam disponibilizados em concorrência comercial direta no mercado de serviços; aumentar a receita direta, através do aumento do número de Associados.
Na opinião do diretor executivo, estes planos “são exequíveis, realizáveis; temos é de trabalhar bastante para os concretizar”. Já o secretário do órgão deliberativo, José Seabra, que assumiu a presidência desta reunião por ausência do seu presidente, Casimiro de Almeida, considerou serem “ambiciosos” e demonstram que, “apesar da conjuntura económica, nacional e internacional, a equipa de trabalho da AECOA tem sabido estar à altura, com dinamismo, movimento, espírito de iniciativa”. Estas palavras foram corroboradas pelos presentes, que apresentaram um voto de apreço e reconhecimento “à equipa que aqui trabalha e que aguenta, no dia a dia, a vicissitudes e os contratempos”.
Casimiro de Almeida: mais de 20 anos de dedicação à AECOA
Esta sessão de Assembleia Geral elegeu os órgãos sociais para o triénio 2025-2027. A lista apresentada mantém, sensivelmente, a estrutura da anterior, com a exceção da saída do presidente do órgão deliberativo, por vontade própria, após mais de duas décadas de entrega e dedicação à AECOA. Neste sentido, foi proposto e aprovado, por unanimidade e aclamação, um Voto de Reconhecimento e Louvor a Manuel Albino Casimiro de Almeida, que assim deixa o cargo que ocupava desde a constituição da AECOA.
“A sua atuação exemplar, marcada pela presença constante, dedicação incansável e excelente desempenho a todos os níveis, é reconhecida como fundamental para o crescimento e a estabilidade da AECOA ao longo dos anos. Em nome de todos os associados, a Assembleia Geral expressa profundo agradecimento pelos inúmeros esforços e pela incansável contribuição de Manuel Albino Casimiro de Almeida para a realização dos objetivos da Associação. A sua personalidade ímpar, compromisso e liderança foram um modelo de gestão e de empenho em prol da AECOA, deixando um legado que será sempre recordado com grande estima e gratidão”.
Por indicação de Casimiro de Almeida, a presidência da Assembleia Geral será assumida por José Victor de Abreu Freire dos Santos, representante da mesma empresa Associada (Proleite/ Mimosa – SGPS, SA), que dará continuidade ao trabalho desenvolvido e à missão da AECOA.